Lion fit
A revista online do mundo fitness
USAR A ESTEIRA ANTES OU DEPOIS DA MUSCULAÇÃO?
Eis a dúvida que muitas pessoas tem, ou até sabem a resposta, porém não sabem o motivo dela.
Primeiramente, você deve se perguntar qual o seu objetivo. Você quer emagrecer ou ter um melhor condicionamento físico?
A resposta vem com o seguimento fisiológico a seguir: temos duas principais vias energéticas no corpo (existem outras ramificações, porém para ficar compreensível vamos falar somente delas), a via aeróbica, na qual a fonte principal de energia são os lipídios (gordura), e a via anaeróbica, onde a principal fonte energética é a glicose (carboidratos).
Tendo em mente a afirmação acima, vamos fazer a seguinte analogia:
Vamos imaginar que nossas vias energéticas são como copos de água a serem tomados durante todo o treino para conseguirmos ter forças para continuá-lo.
Caso você inicie sua sessão de treino na esteira, sua via energética predominante será a gordura (lipídios)? A resposta é não! O nosso corpo leva um tempo para fazer essa troca de vias, e o tempo é muito individual, pois há pessoas que com 10’ minutos já acontece essa troca e outras que somente depois dos 40’ minutos. A ACSM (The American College of Sports Medicine) mantém a média de 30’ minutos para iniciar essa troca de vias energéticas, lembrando que isso é no início da sessão de treino.
Mas se a via que usa os lipídios tem maior predominância depois dos 30’ minutos, qual via estou usando então?
Simples, está usando a outra via já mencionada - a via que usa a glicose - ela terá maior predominância no início do treino.
Mas então, no que isso impacta durante o meu treino?
Se o objetivo do treino é emagrecer e iniciar seu treino pela corrida, vai demorar mais tempo para chegar na predominância da via que queima a gordura, e ainda haverá pouco estoque de carboidratos para realizar o treino de musculação, em resumo, queimará menos kcal e o treino muscular será ruim pela falta de energia (poderá ficar cansado com mais facilidade durante o treino muscular e executá-lo com dificuldade).
E se eu começar o treino na sala de musculação e finalizar na esteira?
Neste caso, a atividade da musculação, diferente da esteira (ritmo aeróbico), tem como predominância a via anaeróbica, ou seja, a via glicolítica (usa glicose/carboidratos). Para melhor compreensão imaginemos:
Se inicio na musculação, vou usar os carboidratos como fonte de energia, ou seja, o treino “renderá” por conta de uma boa energia que tenho armazenada, aí depois vou para a esteira - neste momento a magia acontece – o estoque de carboidratos já estará baixo e nosso corpo (como sistema de defesa) nunca zera os carboidratos, então, ele irá buscar outra fontes de energia para usar ali na esteira, iniciando com as proteínas (é muito bom ter um acompanhamento nutricional, para reposição correta das proteínas perdidas e não haver perca de massa magra), e lipídios.
Em resumo, o tempo que você levaria para fazer a troca de predominância da via energética do carboidrato para gordura (que levaria em média 30’), pode ocorrer em 5’ ou 10’ minutos dependendo do nível de esforço que fez na musculação.
Então quer emagrecer? Inicie na musculação, e somente depois use a esteira.
Agora, se o seu objetivo é condicionamento físico, por exemplo, corridas de rua ou outro esporte que exija resistência física, neste caso, o ideal é iniciar na esteira mesmo, pois a priorização é bem simples aqui: usar todas as fontes de energia para o objetivo principal.