top of page

Lion fit 

 A revista online do mundo fitness
ap02.jpg
ALONGAR ANTES DO TREINO, SIM OU NÃO?

Temos aqui uma dúvida bem frequente no âmbito das academias: alongar antes de um treino de força é bom ou ruim?

Como em todas as nossas matérias, tentaremos proporcionar um melhor entendimento fisiológico e simples do assunto, então vamos nos aprofundar um pouquinho!

Antes de tudo, devemos saber que alongamento é bem diferente de flexibilidade, pois a flexibilidade é uma capacidade física que tem por fim sua própria sessão de treinamento, geralmente, voltada a ela, já o alongamento é composto de uma série de exercícios ativos ou passivos voltados para um breve relaxamento das fibras musculares esqueléticas (usualmente denominado só como “músculo”).

Em resumo, nossas fibras musculares têm filamentos finos (actina) e filamentos grossos (miosina), e esses dois conjuntos de filamentos fazem a contração muscular, ou seja, eles são responsáveis por todos os atos de movimentação do nosso corpo, falando a “grosso modo”.

E como funcionam então a actina e miosina?

Imagine que a miosina é uma corda com ganchos e a actina é uma corda com alguns nós onde a miosina irá se agarrar, assim, a miosina recebe um estímulo de energia para poder agarrar e ir se movimentando, fazendo a contração muscula

ap01.png

Agora, sabendo como funciona a contração muscular, basta imaginar o seguinte cenário:

ap02.jpg

Iniciei minha sessão de treino resistido (musculação) e me alonguei antes (lembrando que o alongamento promove uma breve flexibilidade e relaxamento muscular), pensando desta forma, os filamentos (actina e miosina) estarão mais alongados, ou seja, esses ganchinhos estarão mais afastados uns dos outros e a contração logo será mais demorada e difícil de realizar. Levando em conta este processo, temos o entendimento, via de regra, que há uma “perda de força” no treino.

Por outro lado, se desejo realizar o alongamento pós treino resistido, acontecerá tudo já mencionado acima, porém como não há mais necessidade de usar tanta “força”, é uma boa proposta para encerrar a sessão de treino, pois o alongamento também promove uma melhor irrigação sanguínea nos músculos - levando oxigênio e diversos nutrientes - proporcionando assim, uma melhor recuperação.

Existem diversos outros benefícios que o alongamento proporciona, porém isso será assunto de outra matéria pessoal, espero que tenham gostado!

ap.png
ap.png
aspas.png
Foto Perfil pb.png
aspas.png

Thiago Aislan

Pós-graduado em fisiologia 

Pâmela Refundini
Revisor 

bottom of page