Lion fit
A revista online do mundo fitness
AQUECIMENTO NA ESTEIRA ANTES DO TREINO, VALE A PENA?
Primeiramente devemos entender o que seria o aquecimento muscular, em poucas palavras o aquecimento muscular é uma preparação prévia ao exercício físico (para alcançar esse estágio leva-se em média de 5’ a 10’ minutos), que consiste em realizar atividades de baixa intensidade para elevar a temperatura do corpo aumentar o fluxo sanguíneo e tornar os músculos mais flexíveis, reduzindo o risco de lesões durante o treino.
O aquecimento na esteira para o início de um treinamento físico é benéfico, mas não se limita apenas a aquecer os músculos. Outros tipos de aquecimento, como o de mobilidade articular, também são eficazes. Além de preparar o físico, essa atividade inicial contribui para a motivação e preparação psicológica, envolvendo várias regiões cerebrais responsáveis pelo controle motor e emoções.
Atuando nas áreas;
Córtex Motor Primário: Localizado na área frontal do cérebro, o córtex motor primário é responsável por planejar, controlar e executar movimentos voluntários dos músculos do corpo.
Cerebelo: O cerebelo, localizado na parte posterior do cérebro, está envolvido no controle do movimento, na coordenação motora e no equilíbrio. Ele recebe informações sensoriais do corpo e ajusta a atividade muscular de acordo.
Gânglios da Base: Essa é uma coleção de núcleos de substância cinzenta profundamente localizados no cérebro. Eles estão associados ao controle motor, à aprendizagem de movimentos e à iniciação de atividades motoras.
Córtex Pré-Motor: Localizado logo à frente do córtex motor primário, o córtex pré-motor desempenha um papel fundamental no planejamento de movimentos complexos, especialmente quando os movimentos exigem uma sequência de ações.
Córtex Somatossensorial: Localizado no lobo parietal do cérebro, o córtex somatossensorial é responsável por receber e processar informações sensoriais do corpo, como toque, temperatura e propriocepção (sensação de posição e movimento do corpo).Sistema Límbico: Embora não seja exclusivamente relacionado ao controle motor, o sistema límbico, que inclui estruturas como o hipocampo e a amígdala, está envolvido em regular as emoções e a motivação, o que pode afetar a motivação para iniciar uma atividade física.
Isso resulta em uma liberação mais fluida de hormônios durante o treino como: Endorfina, Adrenalina, Cortisol, Hormônio do Crescimento (GH), Hormônios Tireoidianos, Peptídeo YY (PYY) e Leptina, entre outros. melhorando o desempenho e o rendimento da atividade física. Em suma, caminhar na esteira antes de um treino resistido é uma verdadeira preparação prévia ao treino resistido.